Pular para o conteúdo

Robalo Assado 7 Dicas para Preparar um Perfeito

  • por

Robalo AssadoO Robalo Assado é um peixe branco, magro e saboroso, que pode ser encontrado em águas salgadas ou doces. Ele é rico em proteínas, ômega-3, potássio e cálcio, sendo uma ótima opção para uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, o robalo é versátil e pode ser preparado de diversas formas: grelhado, cozido, frito, ensopado ou assado.

Neste artigo, vamos focar na receita de robalo assado, que é uma das mais simples e tradicionais. O robalo assado é um prato que pode ser servido em ocasiões especiais, como almoços de família ou jantares românticos, ou no dia a dia, para variar o cardápio. Ele combina bem com vários acompanhamentos, como batatas, legumes, saladas ou arroz.

Mas como fazer um robalo assado perfeito? Quais são os segredos para deixar o peixe suculento, macio e crocante? Quais são os temperos e os molhos mais indicados? Como calcular o tempo de forno? Essas são algumas das dúvidas que muitas pessoas têm na hora de preparar essa receita. Por isso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a acertar em cheio no robalo assado. Confira!

1. Escolha um Robalo Assado fresco e de boa qualidade

Robalo AssadoA primeira dica para fazer um robalo assado perfeito é escolher um peixe fresco e de boa qualidade. Isso vai fazer toda a diferença no sabor e na textura do prato. Para saber se o robalo está fresco, observe alguns detalhes:

  • Os olhos devem estar brilhantes e salientes, não opacos e afundados.
  • As escamas devem estar firmes e intactas, não soltas ou quebradiças.
  • A pele deve estar úmida e elástica, não seca ou flácida.
  • As guelras devem estar vermelhas ou rosadas, não escuras ou amareladas.
  • A carne deve estar firme e resistente à pressão dos dedos, não mole ou pegajosa.
  • O odor deve ser suave e agradável, não forte ou desagradável.

Você pode comprar o robalo inteiro ou em postas, de acordo com a sua preferência. Se comprar inteiro, peça para o peixeiro limpar e retirar as vísceras, as escamas e as barbatanas. Se comprar em postas, peça para retirar a espinha central e as laterais.

2. Tempere o Robalo Assado com antecedência e com os ingredientes certos

Robalo AssadoA segunda dica para fazer um robalo assado perfeito é temperar o peixe com antecedência e com os ingredientes certos. Isso vai garantir que o robalo fique bem saboroso e aromático por dentro e por fora.

O tempero básico do robalo assado leva sal, pimenta-do-reino, alho picado ou amassado, suco de limão e azeite de oliva. Você pode variar esses ingredientes de acordo com o seu gosto pessoal ou com a receita que você vai seguir. Por exemplo, você pode acrescentar ervas frescas (como salsa, coentro, alecrim ou tomilho), mostarda, vinho branco, manteiga ou molho de tomate.

O importante é que você tempere o robalo com pelo menos duas horas de antecedência (ou até de um dia para o outro) e deixe-o marinando na geladeira em um recipiente fechado ou coberto com papel-alumínio. Assim, o peixe vai absorver bem os sabores e ficar mais macio.

3. Faça cortes na superfície do robalo para facilitar o cozimento

Robalo AssadoA terceira dica para fazer um robalo assado perfeito é fazer cortes na superfície do peixe para facilitar o cozimento. Isso vai ajudar a distribuir melhor o calor e a evitar que o robalo fique cru por dentro ou ressecado por fora.

Os cortes devem ser feitos na diagonal, com uma faca afiada, a uma profundidade de cerca de 1 cm, em ambos os lados do peixe. Você pode fazer de três a cinco cortes, dependendo do tamanho do robalo. Depois, você pode aproveitar esses cortes para colocar alguns ingredientes dentro, como fatias de limão, alho, ervas ou azeitonas.

4. Unte bem a assadeira e coloque os acompanhamentos junto com o robalo

A quarta dica para fazer um robalo assado perfeito é untar bem a assadeira e colocar os acompanhamentos junto com o peixe. Isso vai evitar que o robalo grude no fundo ou nas laterais da forma e que os acompanhamentos fiquem cozidos no mesmo tempo e no mesmo sabor.

Você pode usar azeite de oliva, manteiga ou margarina para untar a assadeira. Depois, você pode colocar uma camada de cebola em rodelas ou em pétalas no fundo, para formar uma cama para o robalo. Em seguida, você pode colocar o peixe por cima e distribuir os acompanhamentos ao redor.

Os acompanhamentos mais comuns para o robalo assado são as batatas, que podem ser cortadas em rodelas, em cubos ou inteiras (se forem pequenas). Você também pode usar outros legumes, como cenoura, abobrinha, berinjela, tomate, pimentão ou brócolis. O ideal é que você cozinhe os acompanhamentos antes de colocá-los na assadeira, para que eles fiquem macios e dourados. Você pode cozinhar na água, no vapor ou no micro-ondas.

5. Cubra o robalo com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido

A quinta dica para fazer um robalo assado perfeito é cobrir o peixe com papel-alumínio e levar ao forno preaquecido. Isso vai evitar que o robalo perca a umidade e queime por cima.

Você deve cobrir toda a assadeira com papel-alumínio, deixando as bordas bem fechadas. Depois, você deve fazer alguns furos no papel com um garfo ou uma faca, para que o vapor possa sair. Em seguida, você deve levar a assadeira ao forno preaquecido a 180ºC (ou 160ºC se for ventilado).

6. Calcule o tempo de forno de acordo com o peso do robalo

A sexta dica para fazer um robalo assado perfeito é calcular o tempo de forno de acordo com o peso do peixe. Isso vai garantir que o robalo fique cozido por igual e no ponto certo.

O tempo de forno varia de acordo com o tamanho e a espessura do robalo. Em geral, você deve calcular cerca de 20 minutos para cada 500 g de peixe. Ou seja, se o seu robalo pesa 1 kg, ele deve ficar no forno por cerca de 40 minutos.

Você pode usar um termômetro culinário para verificar se o robalo está pronto. A temperatura interna do peixe deve ser de pelo menos 63ºC. Você também pode usar um garfo ou uma faca para espetar a carne do peixe e ver se ela está firme e opaca.

7. Retire o papel-alumínio nos últimos minutos e deixe dourar

A sétima e última dica para fazer um robalo assado perfeito é retirar o papel-alumínio nos últimos minutos e deixar o peixe dourar. Isso vai dar uma cor e uma crocância ao prato.

Você deve retirar o papel-alumínio quando faltarem cerca de 10 minutos para terminar o tempo de forno. Depois, você deve aumentar a temperatura do forno para 200ºC (ou 180ºC se for ventilado) e deixar o robalo assar até ficar dourado por cima.

Você pode usar o grill do forno para acelerar esse processo, mas tome cuidado para não queimar o peixe. Fique atento ao forno e vire o robalo se necessário.

Conclusão

Veja essa receita: Dicas para Fazer Panquecas Deliciosas e Saudáveis

Pronto! Agora você já sabe como fazer um robalo

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *